Posicionamento para moradores sobre reunião com a Cetesb
Desde o ano passado, quando tomou conhecimento do aparecimento da fuligem preta oleosa em bairros do entorno do Polo Petroquímico, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) tem empreendido todos os esforços ao seu alcance para identificar a origem dessas emissões atmosféricas. As 16 empresas associadas ao COFIP ABC redobraram as verificações dos processos industriais, não tendo encontrado nenhuma anormalidade que pudesse justificar o problema. Diante disso, o COFIP ABC manteve contatos com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento ambiental das indústrias. No dia 22 de março houve uma reunião, por videoconferência, com diretores e técnicos da CETESB. Na ocasião, o COFIP ABC se colocou à inteira disposição da CETESB para o que ela entender que seja tecnicamente necessário. A CETESB concordou em analisar também fontes de emissões atmosféricas de indústrias que não fazem parte do COFIP ABC, dado que a região tem intensa atividade industrial e conta com diversas empresas ligadas aos mais diversos setores produtivos.
Os diretores do órgão ambiental nos garantiram que essa questão da fuligem preta oleosa, que tanto transtorno tem causado aos moradores da região, é “prioridade absoluta” da presidência da CETESB.
A CETESB informou ainda que está intensificando as verificações nas empresas do Polo e fazendo amostragem de emissões nas empresas e coletando amostras da fuligem preta oleosa nas casas dos moradores para análise em laboratório. Serão realizadas reuniões individuais em cada empresa, para discussões técnicas, e, quando a CETESB tiver mais detalhes técnicos, fará uma reunião específica com a comunidade.
O COFIP ABC tem total interesse em esclarecer a origem dessa fuligem preta oleosa e está atuando em todas as frentes possíveis, com transparência, para resolver o problema de uma vez por todas.
|