CONSELHO COMUNITÁRIO CONSULTIVO
 
Um importante canal de relacionamento transparente e confiável com moradores do entorno do Polo

Dialogar com as comunidades localizadas no entorno das indústrias químicas é um compromisso do setor químico em estabelecer uma comunicação transparente sobre suas ações perante a sociedade. Essa é uma das diretrizes imprescindíveis do Atuação Responsável®, marca registrada da Abiquim, iniciativa voluntária da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade.

Entender as preocupações das comunidades com relação ao funcionamento das plantas industriais e atender às suas expectativas é nosso compromisso ético. É dentro deste cenário que se encaixam os Conselhos Comunitários Consultivos, os CCCs, que representam o principal canal de comunicação entre as empresas e os moradores dessas localidades, sendo uma poderosa ferramenta no estabelecimento de uma relação de confiança entre as partes.

Diretrizes do Atuação Responsável®
As diretrizes foram concebidas seguindo a abordagem de “sistemas de gestão”, muito empregada no meio empresarial. O conjunto de diretrizes do Atuação Responsável® apresenta a relação de políticas, estratégias e procedimentos considerada fundamental para propiciar o desenvolvimento de sistemas de gestão nas empresas associadas à Abiquim, constituindo-se no âmago operacional do Atuação Responsável®.

As diretrizes estão estabelecidas em 10 elementos desdobrados em 28 requisitos que abrangem segurança de processo,  gerenciamento de produto, saúde ocupacional, segurança do trabalho, proteção das instalações e meio ambiente. São eles:
1. Liderança e compromisso
2. Aspectos, riscos e ocorrências indesejadas
3. Legislação e outros requisitos
4. Objetivos e metas
5. Planos e programas
6. Pessoas
7. Comunicação
8. Auditorias
9. Ações preventivas e corretivas
10. Análise crítica

*Fonte: Manual de Apoio à Implantação dos Conselhos Comunitários Consultivos São Paulo: ABIQUIM, 2017.

Conheça mais sobre a Abiquim e o Atuação Responsável® em http://https://www.abiquim.org.br/

O que é o CCC do Polo do Grande ABC
O COFIP ABC é uma entidade que foi criada em 2015 para gerar a cooperação entre as indústrias, o poder público e as comunidades da região. Com o objetivo de fortalecer esse relacionamento, proporcionando mais autonomia à comunidade e melhorando a comunicação sobre questões relacionadas à saúde, segurança e meio ambiente, em 2017 o COFIP ABC organizou o CCC que é formado por representantes da comunidade do entorno do Polo. São objetivos do CCC:
  • Estabelecer interação entre a percepção representativa da comunidade e as ações das empresas associadas ao Cofip ABC;
  • Buscar a melhoria crescente nas condições de segurança, saúde e meio ambiente associadas às atividades das empresas;
  • Estabelecer a interação e a representatividade da comunidade do entorno com as práticas de saúde, segurança e meio ambiente das empresas associadas ao Cofip ABC.

Conheça a atuação do CCC pelos informativos bimestrais.

 
Informativo Integração do Conselho Comunitário Consultivo - Ed. Mar/Abr 2018

Conheça as atividades de março e abril, o Programa de Palestras e o Programa Portas Abertas oferecidos pelo Polo à comunidade.

 
Informativo Integração do Conselho Comunitário Consultivo - Ed. Especial Jan/Fev 2018

Um ano de CCC: conheça as atividades e também as empresas participantes e quem são as pessoas que representam a comunidade do entorno do Polo.


 
3 conteúdo(s) encontrado(s) - Página 1 de 1
 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4548.4333 contato@cofipabc.com.br
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ