NOTÍCIAS
 
Polo Petroquímico registra 61 quedas de balões em três meses


No ano, de janeiro a julho, houve 79 quedas de balões, aumento de 6,85% em relação ao mesmo período em 2019

Entre janeiro e julho, 79 quedas de balões foram registradas na região do Polo Petroquímico do Grande ABC, segundo levantamento divulgado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), por meio do Plano de Auxílio Mútuo Capuava (PAM Capuava), um compromisso formal entre empresas e órgãos públicos para a atuação integrada no atendimento a emergências.

O volume de quedas de balões representa um crescimento de 6,85% em relação ao acumulado no mesmo período, em 2019, quando 73 balões foram registrados. “Os balões representam o principal risco externo para o Polo Petroquímico do Grande ABC, que registrou, em média, 11 balões abatidos por mês, entre janeiro e julho”, afirma Valdemar Conti, coordenador do PAM Capuava.

Dos 79 balões, 61 foram contabilizados apenas entre maio e julho, quando ocorrem as festas juninas e se tornam mais comuns as ações de grupos, que soltam balões e expõem toda a população a perigos. “Os balões podem cair ainda em chamas sobre locais aleatórios, como o telhado de uma casa, e colocar em risco a segurança de uma família, ao provocar incêndio de grandes proporções”, aponta. O fato de as pessoas estarem mais em casa, por conta da pandemia, e o clima mais seco deste período contribuíram para este índice, na avaliação de Conti.

No Polo Petroquímico do Grande ABC, o monitoramento do céu é permanente, com foco na captura de balões que ofereçam riscos às instalações. Quando um balão é avistado, os brigadistas acionam um sistema interno de comunicação para fazer o alerta e atuam com rapidez por vias internas que interligam as indústrias. Em viaturas equipadas com canhões, conseguem abater o balão ainda no ar.

De acordo com Valdemar Conti, a população tem importante papel na prevenção de problemas causados pelas ações de baloeiros: fazer denúncias anônimas ao Disque Denúncia (181) ou à Polícia Militar (190). “Não só soltar balões é crime, como também fabricar, vender e transportar, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais (lei federal nº 9.605/98), que prevê detenção de um a três anos e/ou multa”, afirma.

SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 16 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Ambipar, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Consigaz, Copagaz, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o PAM Capuava – Plano de Auxílio Mútuo, que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br
 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ