NOTÍCIAS
 
Médicos do Polo tiram dúvidas sobre covid-19


Confira os esclarecimentos dos médicos do Polo Petroquímico do Grande ABC que participaram da live sobre a covid-19, promovida pelo COFIP ABC no dia 22 de julho.

1.
Quem já contraiu o vírus está imune?

Até o momento não temos trabalhos científicos garantindo a imunidade adquirida e qual a sua duração, após a infecção pelo SARs COV2.


2.
Quais cuidados devem ser tomados pela família quando há uma pessoa contaminada pelo vírus (higiene, distanciamento etc)?

Na medida do possível e em condições ideais, a pessoa infectada em isolamento domiciliar deverá ficar num ambiente separado e com boa ventilação. É importante o uso de máscaras de tecido mesmo quando fora deste local.


Os ambientes devem ser higienizados com sabão, solução de hipoclorito de sódio ou outros desinfetantes. Deve ser dada atenção especial à higiene dos sanitários e das superfícies da área de alimentação e também do local em que o paciente permanecerá a maior parte do tempo. Ao fazer a higienização do local, é preciso usar luvas e máscaras de tecido e ter cuidado com a roupa do infectado. Dependendo das condições da casa do paciente, infelizmente, nem sempre é possível ter todo o cuidado necessário.

3.
Há uma previsão de quando a vacina estará disponível para a população?

Ainda não temos previsão exata de data para disponibilizar a vacina da covid-19 à população. Estima-se que, num período de 6 a 9 meses, a vacina estará disponível para a população.


4.
Quem tomou a vacina ficará livre de contrair o vírus?

Ainda não temos todos os dados. Isso vai depender da análise dos resultados dos exames, após a penúltima fase de preparação da vacina, em que a vacina é aplicada a milhares de pessoas e, posteriormente, é analisado se houve formação de anticorpos contra a covid-19.


5.
Qual é o tipo de máscara mais apropriada para pessoas comuns e qual é a máscara mais recomendada para os profissionais da saúde que trabalham em hospitais e ambulatórios?

Para o público em geral, o mais indicado é a máscara de tecido. Para os profissionais de saúde é necessário o uso de máscara cirúrgica e da N95.

6.
É possível ser contaminado pelo coronavírus por meio de comida de restaurante?

A contaminação ocorre por via respiratória, sendo assim não há risco de contaminação por meio da ingestão de alimentos. É importante destacar que no ambiente de restaurante, a transmissão pode ocorrer no contato com as superfícies e, posteriormente, levando a mão à boca, ao nariz e às demais regiões do rosto.


 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ