NOTÍCIAS
 
COFIP ABC realiza Seminário Práticas Sustentáveis no Polo do Grande ABC

Mauá, setembro de 2019O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) realiza dia 11 de setembro o Seminário Práticas Sustentáveis no Polo do Grande ABC, na unidade da Braskem, em Santo André. Na terceira edição, o seminário conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM).

Compartilhar as melhores práticas de gestão no Polo Petroquímico, focadas na melhoria da qualidade do ar, é o principal objetivo desta edição do encontro, que receberá convidados de indústrias, entidades de classe e órgãos públicos em programação de palestras e cases sobre projetos desenvolvidos na área do meio ambiente por plantas industriais.

Na ocasião, o COFIP ABC ainda apresentará o último levantamento dos indicadores de performance do Polo Petroquímico em meio ambiente, referente a 2018. Os resultados do estudo local também poderão ser comparados com os números de desempenho da indústria química nacional, que serão apresentados pela ABIQUIM.

De acordo com Luís Pazin, presidente do COFIP ABC, essas trocas de experiências e cases são fundamentais para compartilhar as melhores práticas entre as empresas. “A proposta do seminário é fomentar as melhores práticas no Polo a partir da exposição de casos de sucesso que podem ser replicados em outras organizações”, afirma. 

AGENDA
8h30 – Welcome coffee
9h – Abertura com Luís Pazin, presidente do COFIP ABC e diretor industrial das Unidades de Químicos da Braskem no Sudeste; e Andrea Carla Barreto Cunha, diretora de Assuntos Técnicos da ABIQUIM.
9h – Palestra “Indicadores Ambientais – COFIP ABC e ABIQUIM”, com Paula Tanaka, assessora de Economia e Estatística da ABIQUIM; e Carlos Barbeiro, assessor técnico da ABIQUIM e do COFIP ABC.
10h – Palestra “Poluição Atmosférica: A Poluição Ambiental na Região do ABC”, com Carlos Barbeiro, assessor técnico da ABIQUIM e do COFIP ABC; e João Carlos Mucciacito, químico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).
11h – Cases “Emissões Atmosféricas: Melhorias e Controles de Conformidade”, com Alberto Amano, gerente de Projetos da Braskem; Marcelo da Silva Gomes, engenheiro de Meio Ambiente da Oxiteno; Oscar Abreu, gerente de Fábrica da Bandeirante Química; e Renata Valério, coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Cabot.
12h – Encerramento


Seminário Práticas Sustentáveis no Polo do Grande ABC
Data: 11 de setembro de 2019, das 8h30 às 12h
Local: Braskem – avenida Presidente Costa e Silva, 1.178, Parque Capuava, Santo André


SOBRE O COFIP ABC
O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ