NOTÍCIAS
 
ARTIGO – De mãos dadas com a comunidade


*Por Laudemir Silva

Dialogar com a comunidade do entorno do Polo Petroquímico é um compromisso do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), que instalou há dois anos o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), fórum permanente de relacionamento entre a indústria e a comunidade vizinha, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável da região.   
No Polo, o CCC foi estruturado conforme as diretrizes do programa Atuação Responsável, uma iniciativa global da indústria química, que impulsiona a melhoria contínua nas áreas de segurança, saúde e meio ambiente. No País, o programa é coordenado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), que condiciona a filiação das associadas à adesão ao programa.
 

Hoje o Conselho Comunitário Consultivo representa o mais importante canal de comunicação entre a indústria e a comunidade do entorno do Polo Petroquímico, por ampliar as oportunidades de diálogo sobre assuntos que são de interesse mútuo entre as partes, como atividades desenvolvidas pelas indústrias nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. 

O grupo conta com conselheiros comunitários, que têm as mais diversas ocupações profissionais e atuações na comunidade. Eles representam os bairros do entorno, nos municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Capuava e Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael). São moradores voluntários que se preocupam com o bem-estar comum. 

Os conselheiros comunitários se reúnem regularmente com representantes da indústria, que são gestores de diferentes áreas – a exemplo de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade, Recursos Humanos e Relações Institucionais – e integrantes do grupo técnico do COFIP ABC. Este faz a coordenação com o objetivo estratégico de fortalecer o relacionamento com a comunidade do entorno. 

Em atenção às preocupações da comunidade sobre o funcionamento do Polo Petroquímico, todos os integrantes do Conselho participam de reuniões regulares e itinerantes entre as plantas industriais para facilitar a aproximação, assim como visitas técnicas, treinamentos e outras ações pedagógicas que ampliam o conhecimento do grupo nas áreas de interesse.

A partir desses encontros, os conselheiros da comunidade são capacitados a transmitir informações relevantes aos moradores do entorno, como esclarecer dúvidas sobre as atividades industriais, seus potenciais riscos e as barreiras de proteção implantadas pelas empresas. Cada um assumiu o compromisso de ser um elo entre a indústria e a comunidade vizinha. 

Eles são também parceiros em iniciativas desenvolvidas junto ao entorno, ao mobilizar moradores para participação em visitas monitoradas do programa Portas Abertas, que possui calendário anual para visitação às instalações industriais do Polo, ou em palestras interativas do projeto Polo na Comunidade, que orienta sobre boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente. 

Até aqui, o CCC contou com dois anos de trabalho frutíferos, que alavancaram o amadurecimento do grupo, ao prover o conhecimento mútuo e promover ações específicas junto à comunidade. Essa experiência será a base para um plano de trabalho mais profundo, iniciado com a capacitação dos conselheiros em liderança e seguido pela preparação da comunidade para um simulado de emergência. 

Estreitar o relacionamento entre a indústria e a comunidade do entorno é a vocação do Conselho Comunitário Consultivo, cuja atuação se dá no contexto das ações coletivas, de forma voluntária e exclusivamente em prol de interesses comuns, aliada ao entendimento de saúde, segurança e meio ambiente como valores essenciais ao desenvolvimento sustentável do Polo Petroquímico. 

*Laudemir Silva é conselheiro executivo do
Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC)

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ