NOTÍCIAS
 
Integração da cadeia de valor é estratégia para desenvolvimento local, aponta COFIP ABC

Mauá, outubro de 2018 – Fomentar sinergias entre pequenas, médias e grandes empresas da cadeia de valor da indústria química é uma das propostas do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) para estimular o desenvolvimento da economia regional a partir de 2019. A proposta é de Francisco Ruiz, gerente executivo do Comitê, que participou do Seminário “Desenvolvimento Econômico do ABC: Trajetórias e Perspectivas”, realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André, dia 25 de outubro. 

O encontro foi a última etapa da pesquisa de doutorado sobre a competitividade regional, desenvolvida pelo professor e economista Sandro Maskio. Além do estudo de dados oficiais sobre a economia local, o trabalho envolveu a realização de entrevistas com representantes de universidades, indústrias, entidades de classe e órgãos do poder público da região.    

No encontro, Francisco Ruiz, um dos entrevistados na pesquisa, contribuiu com debate sobre ações que poderiam compor uma estratégia para a retomada do desenvolvimento local. Ruiz destacou que o COFIP ABC pretende iniciar um trabalho focado na integração da cadeia de valor da indústria química local a partir de 2019, conforme o modelo Triple Helix para a inovação, que envolve trabalho conjunto entre academia, indústria e governo, junto com os atores locais. 

A proposta do Comitê é fomentar junto às pequenas e médias empresas as ferramentas de gestão que já são adotadas pela grande indústria química no Brasil e no mundo. “O que se faz nos clusters europeus é fomentar a cadeia de valor. Assim, a grande indústria fomenta as pequenas e médias empresas, que passam a consumir mais, ter mais produtividade e se fixar no local. Esse será o nosso grande trabalho na região”, explicou Ruiz. 

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ