NOTÍCIAS
 
Ação do Polo Petroquímico incentiva alimentação saudável


Programa de palestras organizado pelo COFIP ABC, em parceria com o Conselho Comunitário Consultivo, contou neste sábado (25/08) com ação realizada pela Oxiteno para grupo de moradores dos jardins Silvia Maria e Sonia Maria, em Mauá 

Mauá, agosto de 2018 – A saúde começa pela alimentação, que pode gerar diversos benefícios se preparada de forma equilibrada. Esta foi a mensagem de Thaise de Mesquita, nutricionista da Oxiteno, que neste sábado (25/8) ministrou palestra para grupo de moradores dos jardins Silvia Maria e Sonia Maria, em Mauá, a convite do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). 

O encontro integrou o programa de palestras Polo na Comunidade, organizado pelo COFIP ABC, por meio do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), um fórum de relacionamento entre as indústrias associadas e as comunidades vizinhas, formado para ampliar o diálogo. O foco do programa é conscientizar para a adoção de boas práticas em saúde, segurança e meio ambiente.  

Na palestra, Thaise de Mesquita forneceu diversas dicas para manter uma alimentação saudável, como comer nas horas certas, não ter pressa na hora das refeições, evitar gorduras e frituras, elaborar pratos coloridos e ingerir bastante água. “O nosso corpo é formado por 2/3 de água, então ele precisa de água para todas as funções”, explicou.  

A nutricionista da Oxiteno também destacou a importância dos alimentos funcionais, aqueles que contribuem para a prevenção de doenças, além de fornecerem nutrientes. “Um exemplo de alimento funcional é o alho, que desempenha um grande papel na prevenção de câncer, além de estimular a imunidade do organismo”, contou. 

O público ainda pode esclarecer dúvidas sobre o aproveitamento integral dos alimentos e degustar duas receitas, um brigadeiro feito com casca de banana e um croquete que leva chuchu com casca. “Além de gerar economia, o uso integral dos alimentos significa utilizar os recursos naturais sem desperdício. Cascas, talos e sementes são ricos em fibras e nutrientes”, apontou Thaise, que encerrou a apresentação com dicas para realização de compras no supermercado, manipulação de alimentos e elaboração de cardápios. 

Antônio de Souza, um dos conselheiros do CCC, destacou a importância de cada participante atuar como agente multiplicador dos conhecimentos adquiridos durante a palestra. “Nós precisamos compartilhar as informações para que mais pessoas façam uso delas em casa, saibam aproveitar os alimentos de forma integral e manter uma alimentação saudável”, apontou.   

Polo na Comunidade – Por meio do Conselho Comunitário Consultivo, o Comitê organiza periodicamente palestras que são destinadas à população do entorno do complexo industrial, nos municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Capuava e Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael). 

Segundo Ana Govatto, coordenadora do CCC, o objetivo do programa é levar para as comunidades do entorno palestras sobre temas que sejam relevantes, com foco no tripé saúde, segurança e meio ambiente. “Nós priorizamos assuntos que possam ser aplicados ao cotidiano da população, sejam nas residências, nos locais de trabalho ou nos equipamentos públicos”, afirmou. 

SOBRE A OXITENO

A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas, desenvolve soluções inovadoras e sustentáveis que atendem aos mercados de Agroquímicos, Cuidados Pessoais, Limpeza Doméstica e Institucional, Petróleo e Gás, Tintas e Revestimentos, entre outros. A empresa está presente em nove países das Américas, Europa e Ásia e conta com 12 unidades industriais no Brasil, nos Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela e centros de pesquisa e desenvolvimento, além de escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia. Mais informações: www.oxiteno.com.br 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim. 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br


 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4548.4333 contato@cofipabc.com.br
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ