NOTÍCIAS
 
ARTIGO – Segurança: processo e disciplina

*Por Carlos Barbeiro


De acordo com o site Criança Segura, cerca de 112 mil crianças são internadas em estado grave por ano no Brasil. A maioria dessas ocorrências poderia ter sido evitada. Elas acontecem por falta de conhecimento sobre os perigos e os riscos existentes ao nosso redor. E é para evitar acidentes que as indústrias químicas, petroquímicas e de refinação de petróleo desenvolveram a Sepro (Segurança de Processo). Uma metodologia eficiente de gestão de riscos. No Polo Petroquímico do Grande ABC, segurança é tema de extrema importância. Além das diretrizes da Sepro, as empresas seguem rigorosas normas, resoluções e regulamentações nacionais, estaduais, e até mesmo internacionais.

Os objetivos da Sepro são promover a proteção dos empregados, do patrimônio, do meio ambiente e da comunidade do entorno. A sua implantação é trabalho minucioso e detalhista, que envolve todas as áreas da empresa.

A primeira etapa consiste na análise dos processos, incluindo as pessoas, os materiais, equipamentos e sistemas. Depois, são mapeados os perigos existentes, relacionando-os aos seus respectivos riscos. Perigo é tudo aquilo que pode ferir ou causar dano material. Já o risco ocorre se você não tiver medidas de prevenção contra o perigo. Em uma residência onde mora uma família com crianças pequenas, as janelas podem representar perigo e a queda seria o risco. Por meio de softwares de alta precisão, são calculadas as probabilidades de ocorrência de cada risco e o nível de danos que podem ocasionar. E para cada risco são estabelecidas medidas preventivas, diminuindo de forma eficiente a possibilidade de acidente. Na residência, o risco de uma criança se acidentar nas janelas é alto. A medida preventiva seria colocar redes de proteção.

Ainda, para cada possível ocorrência, é estabelecido um plano de contingência, visando minimizar os impactos em caso de acidente. Exemplos de contingências são as barreiras de contenção, sistemas de segurança, treinamento de evasão dos funcionários e da comunidade, da brigada de incêndio, as orientações referentes às atuações da defesa civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Guarda Civil Municipal, além de órgãos públicos. O sucesso de todo o planejamento e da implantação de segurança de processo pode ser definido pela palavra disciplina. Sem ela, todos os esforços necessários para que a atividade seja segura serão perdidos.

Todos os investimentos em tecnologia, manutenção, treinamentos, e, principalmente, em estabelecer cultura de segurança de processo têm como finalidade proteger o patrimônio, o meio ambiente e salvar vidas.

*Carlos Barbeiro é coordenador executivo de segurança, saúde e meio ambiente do Cofip-ABC.


 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4548.4333
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ