NOTÍCIAS
 
Lideranças do entorno do Polo Petroquímico irão desenvolver projetos na comunidade


Moradores concluíram capacitação em liderança, que foi promovida
pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) 

Mauá, junho de 2019 – Lideranças comunitárias, que moram no entorno do Polo Petroquímico do ABC, estão preparadas para desenvolver projetos em atendimento às demandas da comunidade. Elas concluíram capacitação em liderança, que foi realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e promovida pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). 

Os moradores que participaram da formação integram o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), um fórum de relacionamento permanente entre o Polo Petroquímico e a comunidade do entorno, distribuída entre os municípios de Mauá (Jardim Silvia Maria e Jardim Sonia Maria), Santo André (Parque Capuava e Jardim Santo Alberto) e São Paulo (Parque São Rafael). 

Capacitação – Com seis módulos, que totalizaram 24 horas, a formação apresentou conceitos como comunicação, trabalho em equipe e postura social, a partir de metodologia participativa. Uma tarefa assumida pelos conselheiros foi reforçar a atuação como agentes multiplicadores de conhecimentos nos bairros, como informações nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. 

O conselheiro João Paulo Pereira, que mora no Jardim Silvia Maria, em Mauá, conta que se sente melhor preparado para atuar como agente multiplicador. “Nós precisamos levar informações para comunidade para esclarecer as dúvidas e lembrar que o Polo Petroquímico reúne indústrias que trazem desenvolvimento, com geração de emprego e arrecadação para a cidade”, afirma. 

Além de aprimorar as competências necessárias para a atuação de uma liderança na comunidade, como autoconhecimento e relacionamento interpessoal, a formação habilitou o grupo a elaborar planos de ação para as demandas locais. “A partir de visão sobre as necessidades, eles conseguem propor soluções”, afirma Camila Urfali, instrutora do SESI Mauá. 

Na capacitação, as lideranças apresentaram propostas de projetos para aproximar comunidade e indústria, além de melhorar a qualidade de vida nos bairros. “Essa capacitação incentivou o protagonismo dos conselheiros para atuação junto à comunidade e interlocução com o Polo Petroquímico e o poder público”, avalia Francisco Ruiz, gerente-executivo do COFIP ABC. 

Para a conselheira Cristiane Dantas, que mora no Parque São Rafael, em São Paulo, a capacitação ampliou a visão sobre as possibilidades de trabalho. “Nós podemos desenvolver diversos projetos na comunidade em parceria com as empresas do Polo”, comenta. Durante a formação, o grupo discutiu várias ações que serão colocadas como pautas nas reuniões mensais do CCC. 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ