NOTÍCIAS
 
ARTIGO – Um ciclo de consolidação se inicia para o Polo Petroquímico


*Por Luís Antônio Pazin 

Depois de firmar pilares de sustentação ao longo dos últimos quatro anos, que envolvem aspectos econômicos, ambientais e sociais, o Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) avança agora para um ciclo de consolidação destes três pilares, associado a uma visão estratégica com foco na sustentabilidade do Polo Petroquímico, o que passa por uma relação mais profunda com a comunidade do entorno. 

Em sintonia com o planejamento estratégico, que foi revisado no ano passado, a entidade irá implementar ações mais estratégicas para a garantia da perenidade do Polo. O projeto de responsabilidade social, por exemplo, visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade vizinha, com atuações em educação ambiental, geração de renda e cidadania, influenciando políticas públicas relacionadas à sustentabilidade. 

Outro projeto prioritário da entidade passa por comunicação. Garantir à comunidade ainda mais informações sobre o funcionamento do Polo – como a adoção dos processos de saúde, segurança e meio ambiente, bem como a contribuição da indústria para a geração de produtos que melhoram a vida da população e a geração de renda para os municípios – é o desafio a ser alcançado por meio de uma comunicação franca e transparente. 

Depois de instalar o Conselho Comunitário Consultivo e implementar o programa de visitação às fábricas Portas Abertas, além de estabelecer um forte relacionamento com o poder público local, sobretudo órgãos de segurança como Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, o COFIP ABC elegeu para o biênio 2019/2020 um novo Conselho de Administração, que avançará na meta de estreitar a relação com a comunidade do entorno. 

O foco de atuação do Comitê será uma área de 8 km² em volta do complexo industrial, região que compreende os municípios de Mauá, Santo André e São Paulo, onde coabitam as fábricas e cerca de 60 mil pessoas. Entre os planos estão formação de redes colaborativas com outras instituições locais e fomento de iniciativas público-privadas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do Polo Petroquímico. 

Um ciclo se inicia para o COFIP ABC com a mesma crença estabelecida em 2015, ano de sua fundação: juntos e integrados geramos mais valor. Reconhecido como legítimo representante do Polo, o Comitê irá atuar de forma harmônica com todos os públicos de interesse para promover a competitividade das indústrias, com preservação do meio ambiente, garantia da segurança e desenvolvimento social para o entorno.  

*Luís Antônio Pazin é presidente do Comitê de Fomento Industrial 
do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) para o biênio 2019/2020

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ