NOTÍCIAS
 
COFIP ABC tem nova presidência para biênio 2019/2020


Principal meta do Conselho de Administração é estreitar a relação com a comunidade do entorno do Polo Petroquímico 

Mauá, janeiro de 2019 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) conta desde 1° de janeiro com novo Conselho de Administração para o biênio 2019/2020. Luís Antônio Pazin, diretor industrial das Unidades de Químicos da Braskem no Sudeste, assume a presidência do Comitê, no lugar de Claudemir Peres, gerente do Complexo Industrial da Oxiteno em Mauá. 

Luís Antônio Pazin possui 52 anos e é engenheiro químico formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 2006, o executivo ingressou na Braskem, onde acumula experiências em diferentes posições e áreas de negócios, como diretoria industrial de Polipropileno (PP), gerência de Processos de Poliolefinas e gerência de Fábrica de Polietileno (PE). Antes, Pazin atuou na Setal Lummus e na Rhodia. 

O novo Conselho de Administração do COFIP ABC possui, ainda, como diretores Claudemir Peres, gerente do Complexo Industrial da Oxiteno em Mauá, e Fernando Macchion, gerente industrial da Air Liquide. 

Os novos conselheiros do COFIP ABC são Ivan Francisco Marques (Ultragaz), José Eduardo Borges (quantiQ), Laudemir Sarzeda da Silva (Chevron Oronite), Luiz Cláudio Souza Lima (Vitopel), Marcelo Baptista (Supergasbras), Márcio da Silva José (Aquapolo), Marco Antonio Molina (Ultragaz), Max Araújo (Cabot), Oscar Devanei Fiorim de Abreu (Bandeirante Química), Reinaldo Marcondes (Liquigás) e Sérgio Oliveira Rocha (AkzoNobel). 

PLANOS – O novo Conselho de Administração do COFIP ABC definiu como principal meta para o biênio 2019/2020 estreitar o relacionamento entre a indústria e a comunidade do entorno das empresas a partir de projetos estratégicos nas áreas de responsabilidade social e de comunicação. “A sustentabilidade do Polo Petroquímico passa por uma relação mais profunda com a comunidade vizinha”, afirma Luís Antônio Pazin, presidente do COFIP ABC. 

O projeto de responsabilidade social tem como proposta contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade do entorno com atuação em educação ambiental, geração de renda e cidadania, influenciando políticas públicas relacionadas à sustentabilidade. O maior conhecimento das indústrias pela comunidade, seus processos de saúde, segurança e meio ambiente, sua contribuição para a geração de produtos que melhoram a vida das pessoas e a geração de renda para os municípios é o desafio a ser alcançado por meio de uma comunicação franca e transparente. 

O foco de atuação do COFIP ABC é uma área de 8 km² em volta do complexo industrial, região que compreende as cidades de Mauá, Santo André e São Paulo, onde coabitam as fábricas e cerca de 60 mil pessoas. Entre os planos estão a formação de redes colaborativas com outras instituições locais e o fomento de iniciativas público-privadas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do Polo Petroquímico. 

 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. 

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região do ABC, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim. 

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ