NOTÍCIAS
 
Polo Petroquímico do ABC participa do 17º Congresso de Atuação Responsável

Encontro realizado pela ABIQUIM promove integração e debate sobre
melhores práticas em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade 

Mauá, agosto de 2018 – O Polo Petroquímico do ABC marcará presença no 17º Congresso de Atuação Responsável, uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM). Com o tema “A Química do Futuro: Um Universo de Possibilidades e Desafios”, o encontro bienal será realizado no Novotel Center Norte, em São Paulo, dias 15 e 16 de agosto. 

Com sessão plenária, salas temáticas, minicursos e feira com produtos e serviços voltados para a sustentabilidade e a segurança, o encontro realizado pela ABIQUIM se consolidou como um dos eventos mais importantes da indústria química para o acompanhamento das melhores práticas em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. 

“Teremos a oportunidade de trocar experiências com profissionais de toda a indústria química, petroquímica e de refinação de petróleo, além de especialistas internacionais e autoridades governamentais, que participam de diversos debates relativos a essas práticas”, afirma Francisco Ruiz, gerente executivo do Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC). 

O Conselho Comunitário Consultivo instalado no Polo Petroquímico do ABC irá participar da sala temática “Comunidades Sustentáveis: O que Queremos para o Futuro?”, que tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre conselheiros de diferentes regiões do Brasil. 

Programação – Os participantes irão acompanhar apresentações e participar de debates dia 15, das 14h às 18h. A programação contará com palestra de Ricardo Voltolini, diretor-presidente da Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, que irá explicar o conceito de sustentabilidade como forma de pensar, viver e fazer negócios. 

Sylvia Tabarin Vieira, coordenadora da Comissão de Diálogo com a Comunidade da Abiquim e assessora de Comunicação Corporativa da Unipar Carbocloro, irá falar sobre a contribuição dos Conselhos Comunitários Consultivos aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a implementação até 2030. 

Carlo Pereira, secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, ainda irá destacar o papel da Agenda 2030, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para tornar as comunidades mais sustentáveis.   

Conselho Comunitário Consultivo – Instalado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), o Conselho Comunitário Consultivo visa estreitar o relacionamento entre as indústrias petroquímicas e as comunidades vizinhas para promover o diálogo sobre as práticas de saúde, segurança e meio ambiente. O Conselho possui cerca de 20 representantes entre conselheiros – moradores e trabalhadores do entorno, que atuam em segmentos como educação, saúde e desenvolvimento social – e profissionais das indústrias associadas.
 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros.

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.


SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 13 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Supergasbras, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br


 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ