NOTÍCIAS
 
COFIP ABC inicia capacitação de agentes públicos em gestão de riscos tecnológicos

Departamentos da Defesa Civil de Mauá e Santo André participam da ação nesta terça-feira (22) 

Mauá, maio de 2018 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) realizará programa de capacitação de agentes públicos, focado em gestão de riscos tecnológicos com produtos químicos, para atuação integrada em caso de eventuais situações de emergência. O primeiro módulo será ministrado nesta terça-feira (22), na empresa Bandeirante Química, em Mauá, com cerca de 30 representantes dos departamentos da Defesa Civil de Mauá e Santo André.   

Participarão de próximas turmas o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de órgãos de trânsito. 

Por meio do Comitê, o engenheiro químico Mauro Buffoni, gerente de Segurança de Processos da Oxiteno, irá ministrar o primeiro módulo, cuja proposta é oferecer noções básicas sobre perigo e risco, abordar o petróleo e a cadeia de produção petroquímica, apresentar os equipamentos da indústria petroquímica, bem como os dispositivos de segurança e controle da qualidade do ar, além de oferecer noções gerais sobre gerenciamento de riscos de processos. 

“Além de transmitir informações sobre os riscos dos processos químicos, o objetivo é esclarecer as dúvidas das diversas partes interessadas para aproximar ao máximo o risco percebido do risco real. Essa é uma oportunidade para que todos conheçam os elevados padrões de segurança que são adotados pelas empresas para assegurar a proteção de seus ativos, tanto humanos como materiais”, avalia Dilermando Nogueira Júnior, coordenador executivo do COFIP ABC, que agendou para 18 de junho a segunda turma deste primeiro módulo. 

Simulado – O programa é uma ação preparatória para o primeiro simulado integrado de emergência com evasão da comunidade, que será realizado no final do ano, nos bairros Jardim Silvia Maria e Jardim Sônia Maria, em Mauá, vizinhos ao Polo Petroquímico. Sob a liderança da Defesa Civil e o apoio do COFIP ABC, os agentes públicos treinados deverão repassar as informações para a população e elaborar em conjunto o plano de contingência da comunidade, que visa uma ação rápida de evasão dos locais de risco para caso de eventual necessidade. 

Para viabilizar a preparação da comunidade, as entidades atuam na identificação das lideranças comunitárias nos dois bairros, que formarão o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cuja finalidade é integrar comunidades, empresas e instituições de segurança pública para garantir a atuação conjunta nas ações de segurança social. “A preparação da população se dará com o apoio das lideranças comunitárias, que irão mobilizar os moradores do Jardim Silvia Maria e do Jardim Sônia Maria”, adianta Nogueira Júnior. 

 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 12 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Liquigás, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava – que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ