NOTÍCIAS
 
Polo do Grande ABC marca presença no VII Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos


Evento organizado pela Abiquim discutiu rotas para a aplicação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 

Mauá, outubro de 2017 – Integrantes do Conselho Comunitário Consultivo, do Polo Petroquímico do Grande ABC, participaram do VII Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos, que foi realizado na Monsanto, em São José dos Campos (SP), dias 19 e 20 de outubro, sob a organização da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Nesta edição, o encontro abordou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a implementação por todos os países até 2030. 

O Conselho foi representado pela coordenadora Ana Govatto e pelos conselheiros Guilherme Souza e Raquel Maria Rodrigues, que acompanharam apresentações, oficinas, visita monitorada e simulado interno de segurança.  

No encontro, os conselheiros puderam ouvir palestrantes como Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, que falou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em seguida, participaram de oficinas, que apontaram caminhos para a atuação conjunta de indústrias e comunidades na aplicação dos ODS. “Eles puderam compartilhar experiências e entender como se engajar para atingir os objetivos”, conta Ana. 

No segundo dia, todos fizeram uma visita monitorada à planta da Monsanto e acompanharam um simulado interno de segurança, que foi realizado com base em vazamento de amônia. “Assim, os conselheiros conheceram de perto práticas de saúde, segurança e meio ambiente, que representam o tripé de sustentação de todo o trabalho dos conselhos comunitários consultivos”, aponta.    

Para Ana Govatto, o encontro organizado pela Abiquim é de fundamental importância aos conselheiros por promover a troca de experiências. “Eles podem conhecer as particularidades de diferentes localidades do Brasil e ampliar a rede de relacionamentos com pessoas que estão voltadas para os mesmos objetivos. Assim, adquirem uma visão mais ampla dos trabalhos que podem ser realizados”, destaca. 

Conselho Comunitário Consultivo – Instalado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), o Conselho Comunitário Consultivo visa estreitar o relacionamento entre as indústrias petroquímicas e as comunidades vizinhas para promover o diálogo sobre as práticas de saúde, segurança e meio ambiente. O Conselho possui 20 representantes entre conselheiros – moradores e trabalhadores do entorno, que atuam em segmentos como educação, saúde e desenvolvimento social – e profissionais das indústrias associadas ao Comitê. 

 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até engarrafadoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim.

 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 11 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ, Ultragaz e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava –  que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ