NOTÍCIAS
 
COFIP ABC lança a categoria Associadas PAM

Agora podem se associar ao Comitê empresas que tenham interesse de participar do Plano de Auxílio Mútuo


Mauá, junho de 2017 – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) lança a categoria Associadas PAM, para empresas que queiram participar do Plano de Auxílio Mútuo. Por meio do programa, uma empresa em situação de emergência pode recorrer ao apoio das outras, na liberação de recursos humanos e materiais, para realizar a resposta à emergência. 

A Ultragaz, distribuidora de gás domiciliar e industrial, é a mais nova empresa associada PAM. “É uma satisfação ter a oportunidade de integrar, por meio do PAM, o COFIP ABC, uma entidade reconhecida pelos órgãos públicos e pelas empresas do Polo Petroquímico. A associação ao PAM possibilitará um salto no aprimoramento de nossas atividades e infraestrutura relacionadas à segurança, assim como permitirá uma colaboração maior por parte da Ultragaz para o fomento das indústrias no Polo”, afirma Marco Antônio Molina, gerente de Produção da Ultragaz. 

Para se associar à nova categoria do COFIP ABC, a empresa interessada precisa atuar no setor químico, petroquímico ou plástico e possuir unidades industriais instaladas no ABC. Também são aceitas empresas vinculadas à cadeia produtiva industrial, de fornecedores a clientes, com atuação no Polo Petroquímico. 

A adesão de associadas ao PAM, que passa pela aprovação do conselho do COFIP ABC, é realizada inicialmente a partir de duas auditorias: a primeira para a apresentação da empresa e de seu sistema de gestão da segurança e a segunda para a aplicação de checklist sobre itens que envolvem do planejamento à coordenação de emergências. Caso não alcance 60% de pontuação, a empresa deve realizar as melhorias sugeridas e solicitar uma nova auditoria. 

Em linhas gerais, para fazer parte do PAM, a empresa precisa atender alguns requisitos como possuir uma equipe de brigadistas treinada, que possa participar de treinamentos, simulados e emergências reais e atuar dentro do tempo de resposta estabelecido pelas unidades industriais participantes, assim como possuir uma viatura para o deslocamento dos brigadistas e um kit mínimo de atendimento, composto por recursos materiais e equipamentos. 

O objetivo do COFIP ABC é unir esforços para a maior eficiência no atendimento e no controle de emergências, que sejam acionadas por qualquer uma das empresas participantes. “Ao se associar ao PAM, a empresa passa a contar com equipamentos, viaturas e outra brigada de emergência fora de sua planta, disponível 24 horas por dia”, diz Valdemar Conti, coordenador do PAM. 

Atualmente nove empresas do Polo Petroquímico – AkzoNobel, Bandeirante Química, Braskem (três unidades), Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, RECAP – Petrobras, Ultragaz (duas unidades) e Vitopel – integram o programa, que tem o apoio de órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU. 

SOBRE O POLO INDUSTRIAL

O Polo do Grande ABC é formado por diversas empresas que atuam na extensa cadeia produtiva do setor, incluindo desde refinaria de petróleo até distribuidoras de gás. Por ser uma indústria de base, a petroquímica é considerada a primeira geração da indústria química e elo inicial de diversos segmentos de mercado, como plástico, borracha, tintas e vernizes, higiene e limpeza, entre outros. 

Dentro desta cadeia, o Polo Petroquímico tem grande influência no desenvolvimento econômico e social da região, com geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos, além de proporcionar um VAF (Valor Adicionado Fiscal) superior a R$ 2 bilhões por ano aos municípios da região, segundo estudo realizado, em 2014, pela consultoria especializada MaxiQuim. 

SOBRE O COFIP ABC

O COFIP ABC – Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC – é uma entidade criada em 2015 com o propósito de gerar sinergia entre as indústrias, o poder público e a comunidade, em prol do desenvolvimento sustentável da região do Grande ABC/SP. A instituição representa suas associadas em áreas específicas, ao promover ações positivas e identificar oportunidades por meio de grupos técnicos. Atualmente o Comitê possui 10 empresas associadas: Air Liquide, AkzoNobel, Aquapolo, Bandeirante Química, Braskem, Cabot, Chevron Oronite, Oxiteno, quantiQ e Vitopel, e o Plano de Auxílio Mútuo – PAM Capuava –  que é um departamento da instituição. Acesse www.cofipabc.com.br

 

Ao cadastrar seu e-mail, você fará parte
da agenda de contatos do COFIP ABC, e
poderá receber informações do Polo
Industrial do Grande ABC, convite para
eventos ou participar de pesquisas.
Contato: (11) 4514-2181
Rua do Comércio, 21 | - Centro
1° andar | Salas 102/103
Mauá Office Center, anexo ao Mauá Plaza Shopping
CEP 09390-015 | Mauá - SP

Copyright 2015 por COFIPABC
CADASTRO
 
 JIJOIJ